No período pós operatório, a dieta é bastante diferenciada. Inicialmente, logo após a bariátrica, o objetivo é manter a hidratação, o repouso gástrico e garantir aporte nutricional e recuperação do paciente. Nos primeiros dias de pós-operatório, a dieta tem o objetivo de introduzir uma nova forma de alimentação e otimizar a perda de peso sem que o paciente se torne desnutrido. Assim, a alimentação começa totalmente líquida, com refeições coadas, evoluindo para uma consistência pastosa, onde os alimentos passam a ser somente amassados, até que se chegue à alimentação normal. Uma vez que a meta de perda de peso tenha sido alcançada, o objetivo torna-se deixar ao paciente um legado de alimentação saudável, reforçando boas práticas alimentares assim como uma ingestão alimentar que favoreça o ganho de massa magra e previna o reganho de peso.
As quantidades ingeridas também vão mudar bastante do padrão alimentar que se tinha antes da cirurgia; num primeiro momento será possível ingerir somente 50ml por vez, evoluindo para 150-200ml ainda no primeiro mês de pós operatório. Para um paciente que se submeteu à uma cirurgia de grande porte sobre o trato digestivo é uma enorme evolução, porém, considerando o volume que uma pessoa normalmente ingere em uma refeição, a diminuição é drástica.
Neste sentido, cabe salientar que esta diminuição na ingestão alimentar é um dos motivos pelos quais alguns pacientes submetidos à cirurgia bariátrica precisam de suplementos de vitaminas, minerais e proteínas, por longos períodos. Porém, dependendo da técnica cirúrgica realizada e dos cuidados que o paciente tiver em seguir as recomendações nutricionais e médicas, as perdas nutricionais podem ser menores.
É de extrema importância que o paciente esteja bem orientado pelo Nutricionista quanto às mudanças necessárias em seu padrão alimentar, uso de suplementação, caso seja necessário e sintomas que podem aparecer após a cirurgia, como Síndrome de Dumping, alopecia, anemia, entre outros. Os cuidados nutricionais no pós operatório da cirurgia bariátrica são de grande importância para a recuperação do organismo pós intervenção, para a qualidade de vida do paciente e para evitar o reganho de peso, muito comum entre bariátricos.
*Sempre consulte seu Médico e/ou Nutricionista para ter recomendações individualizadas para você. Este artigo não substitui a consulta com Médico e/ou Nutricionista.