Chegou outubro, o mês rosa, do autocuidado e da prevenção do câncer de mama.
E eu pensei ser legal trazer aqui algumas reflexões sobre o quanto a nutrição pode ajudar na prevenção do câncer, não só no de mama, mas em todos os tipos.
Eu sou uma pesquisadora nata sobre a influência da Nutrição no câncer, pois meu pai faleceu muito cedo e muito rápido de um câncer muito agressivo quando eu tinha apenas 14 anos. Aquilo me marcou demais e desde então, eu lembro de pensar que eu precisava ter como profissão algo que me permitisse mudar aquela situação, eu não queria que mais famílias passassem pelo que passei.
A vida seguiu seu rumo e eu acabei no final da minha faculdade de Nutrição fazendo do meu TCC um livro intitulado Casos clínicos no cuidado de Nutrição Oncológica, junto à PUCRS, universidade em que me formei. Neste trabalho, pude investigar e estudar cânceres de todos os tipos e me aprofundar ainda mais na temática que eu tinha tanto interesse, bem como acompanhar casos dentro do hospital, naquela época como estagiária. E é nas doenças que nós vemos a maior influência da nutrição, dando mais qualidade de vida ao doente.
Mas a minha ideia não era parar aí, eu acredito que não basta tratar o doente, temos que falar de prevenção. E aí veio a Nutrição funcional com toda força e, posteriormente, a Nutrição comportamental. Acredito demais que uma depende da outra, embora eu veja as duas áreas como uma coisa só, para fins didáticos elas são divididas. Penso que de nada adianta um plano alimentar lindo, todo colorido e maravilhoso que a pessoa não consegue colocar em prática, precisamos então mudar comportamentos de forma efetiva, não é mesmo? Só assim, com nutrientes e comportamentos ajustados para termos mais saúde e prevenirmos diversos tipos de doenças, até mesmo o câncer.
O câncer é uma doença altamente dependente do estilo de vida, a genética influencia sim, mas menos que o estilo de vida. Hoje, já se sabe que a obesidade, o sedentarismo, hábitos como fumo e álcool levam ao aumento dos casos de câncer em todo o mundo. Mas não é só isso. Nosso corpo trabalha oxidando e antioxidando a todo momento, cabe a nós darmos combustível para que ele trabalhe a todo vapor, certo?
Mas nutri, como fazer isso e, assim, prevenir doenças?
Comendo frutas e vegetais em abundância;
Comendo fibras e cereais integrais;
Comendo gorduras saudáveis como óleo de abacate e azeite de oliva, que são insaturados;
Optando por alimentos orgânicos;
Optando por comer peixes e carnes magras, evitando o alto consumo de carnes vermelhas;
Evitando o consumo de álcool, sal e alimentos industrializados (temperos prontos, alimentos congelados, bolachas e fast foods, embutidos);
Evitando excesso de açúcar e carboidratos refinados;
Praticando, pelo menos, 150min por semana de atividade física moderada (uma caminhada por dia já está valendo);
E, muito importante: regular o sono e o estresse e manter bons hobbies e relacionamentos.
Pode não ser fácil de início, mas difícil é a doença, bora prevenir com bons hábitos? Conta comigo.
Abração da Nutri,
Juliana Teixeira
CRN2 14263