Hoje vamos falar de evidências científicas dentro da Nutrição, voltadas ao emagrecimento. A ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) emitiu um documento posicionando-se sobre o que é ou não indicado para o tratamento e manejo de pessoas com sobrepeso e obesidade, ou seja, o que é recomendado ou não quando se fala em emagrecimento.
A entidade reconheceu que dietas restritivas demais, jejum intermitente, shakes substitutos de refeição e outras técnicas sem embasamento científico não dão resultados a longo prazo e trazem mais malefícios que benefícios.
Eu concordo e atuo desta forma, penso que o que importa é aquilo que conseguimos mudar e manter para sempre. Nossa mudança de estilo de vida precisa ser pensada a longo prazo, não somente para o verão, um evento ou data específica. Pensando em emagrecimento, a pressa é inimiga.
A ABESO se posicionou a favor das seguintes estratégias para o emagrecimento sustentável e eu vou traduzir para você do que se trata:
Por onde você iniciaria a sua mudança se ela fosse iniciar hoje? Trace uma meta e bora lá !!